EGP | http://egpjundiai.com.br

Jornalista Adalberto Piotto faz em palestra na Escola de Gestão Pública

Publicada em 28/06/2019 às 11:21

Na noite desta quarta-feira (26), a Escola de Gestão Pública (EGP) recebeu o jornalista Adalberto Piotto em uma palestra sobre “O jornalismo, a mídia e o Brasil atual”, na qual o comunicador explanou sobre o cenário da mídia e seus desdobramentos na democracia brasileira.

Ao longo da palestra, Adalberto Piotto construiu uma narrativa dinâmica e didática ao explicar as diretrizes da imprensa brasileira após a década de 90, ressaltando a disseminação de notícias equivocadas com caráter de crítica e de denúncia, sem contextualização.

Piotto citou diversas reportagens, fez considerações sobre o cenário político e econômico e afirmou que os meios de comunicação estão perdendo leitores, por conta do constante aumento do número de pessoas que passaram a desconfiar das notícias que circulam, diariamente, nos meios televisivos, radiofônicos e na internet.

O jornalista ainda tratou do tema das “fakes news”, lembrando que elas, via de regra, são produzidas ou difundidas, na sua origem, pelos meios de comunicação, cabendo ao público apenas espalhar. Mostrou que o fato das pessoas poderem pesquisar e verificar a verdade sobre essas notícias falsas ainda não é, hoje, o suficiente para evitar tal disseminação. Cabe à imprensa o papel de elaborar boas e verdadeiras notícias.

Ao demonstrar que o Brasil havia, nas últimas 3 décadas, dado importantes avanços sociais, como a liberdade de expressão, equilíbrio econômico e mais recentemente no combate à corrupção, o expositor demonstrou otimismo com as possibilidades de um futuro promissor para o país, caso continuemos a procurar novos pontos de avanços para a coletividade.

Ao término de sua exposição, um bate papo bastante participativo teve lugar.

O diretor-presidente da EGP, Silas Feitosa, ao final, demonstrou, em nome de todos os funcionários da escola a alegria de ter recebido o jornalista e indicou que a instituição continuará a debater a realidade brasileira, tal como proposto naquela noite: “Cada vez mais a escola entende a necessidade de disseminar conhecimento sobre temas relevantes e atuais. Por isso, a escola tem aberto suas portas para palestras como esta, de altíssimo nível, para que todos possam usufruir de cultura de forma gratuita e ampla e possamos renovar o Brasil”, reiterou.



Link original: https://egpjundiai.com.br/2019/06/28/egp-recebe-o-jornalista-adalberto-piotto-em-palestra-aberta-e-gratuita-para-servidores-publicos-e-demais-interessados/