EGP | http://egpjundiai.com.br

Diretor-presidente da EGP, Silas Feitosa, faz abertura do II ciclo de palestras “Renascimento Cultural”

Publicada em 06/06/2019 às 20:18

A Escola da Gestão Pública deu início ao novo cliclo de Palestra Renascimento Cultural II, que foi concebido para tratar sobre a Ética, sua origem e suas consequências.

A aula inaugural teve uma breve introdução do Presidente da EGP, Silas Feitosa, que destacou o importante papel que ele tem pretendido dar à escola na difusão da cultura em Jundiaí desde o início de sua gestão: “a importância de resgatar aquilo que nossos antepassados nos legaram é vital para o futuro de nossa cidade e do Brasil”.
O filósofo José Eduardo Levy apresentou na primeira aula a definição de Ética, uma palavra tão usada em nossos tempos, mas de difícil trato, uma vez que cada pessoa possui sua própria perspectiva filosófica.

Após atravessar em sua exposição pelos diferentes conceitos de Ética, desde os primórdios dos tempos na Grécia de Aristóteles, passando pelo mundo medieval de Santo Thomas e pela reforma protestante, ou ainda pelo iluminismo, o positivismo de Kant e o por fim o utilitarismo moderno.

Ao fazer essa narração histórica, para conceituar o tema, o filósofo voltou aos primeiros conceitos sobre a Ética com Aristóteles, explicando que ela só pode ser alcançada por meio da prática das virtudes.
As virtudes, por sua vez devem ser uma prática contínua de uso da razão e de uma reta sensibilidade, criando assim uma moral.

Ao final o atento público fez diversas perguntas sobre o tema que ajudaram a introduzir os assuntos a serem tratados nas duas próximas aulas, que acontecerão no sábado 8 e na terça feira 11 de junho. Siga abaixo a programação:



Link original: https://egpjundiai.com.br/2019/06/06/diretor-presidente-da-egp-silas-feitosa-faz-abertura-do-ii-ciclo-de-palestras-renascimento-cultural/