EGP | http://egpjundiai.com.br

Historiador Rafael Nogueira abre Mostra Cultural da Escola de Gestão Pública (EGP) sobre José Bonifácio de Andrada e Silva.

Publicada em 12/06/2018 às 15:38

A Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP) realizou na noite desta segunda-feira (11), a cerimônia de abertura da Mostra Cultural “José Bonifácio, o Patriarca da Independência”, que tem por objetivo proporcionar aos servidores públicos e demais interessados um olhar diferenciado sobre a participação do estadista brasileiro na história do país.

Além da exposição de painéis que relatam a vida de José Bonifácio de Andrada e Silva, a Escola também recebeu o pesquisador e historiador Rafael Nogueira, um dos maiores especialistas sobre a atuação deste estadista  na Independência do Brasil e na formação do Império. Antes da palestra, o público assistiu ao grupo Alma do Campo, de Campo Limpo Paulista, que abrilhantou a noite com danças e músicas portuguesas.

Em sua explanação, Rafael destacou a importância dos professores trabalharem, junto aos alunos, os aspectos positivos dos grandes personagens/heróis que atuaram ao longo da história brasileira, a fim de provocar nos estudantes inspirações; relatou também fatos históricos e importantes da vida de José Bonifácio, destacando suas contribuições para a formação de sites, cursos, palestras e até produção de filmes, como o documentário “Bonifácio, o Fundador do Brasil”, dirigido por Mauro Ventura, em exposição nos cinemas.

Felipe Desyre, estudante de filosofia e admirador do professor Rafael Nogueira, parabenizou a Escola de Gestão Pública pela realização da Mostra, “Iniciativas como esta são fundamentais para a restauração da alta cultura do país. Fico feliz em saber que esta instituição está ajudando a disseminar a nossa história”, concluiu ele.

O diretor-presidente da EGP, Silas Feitosa, agradeceu as participações e ressaltou que, além dos cursos de atualização para os servidores públicos, a Escola vem se destacando pela realização de eventos como este, que visam o resgate cultural e a recuperação dos valores humanos.

A Mostra é gratuita e segue aberta até o dia 14 de junho, sendo encerrada com a palestra de um membro do clã Andrada.

 

 

 


 



Link original: https://egpjundiai.com.br/2018/06/12/historiador-rafael-nogueira-abre-mostra-cultural-da-escola-de-gestao-publica-egp-sobre-jose-bonifacio-de-andrada-e-silva/